O que faz com esta "praga" de urtigas, que lhe invade regularmente o quintal?
A - Calçar umas luvas e arrancar essas "danadas", enviando-as de seguida para a sua pilha de compostagem?
B - Calçar umas luvas e arrancar essas "danadas", enviando-as de seguida para o balde do lixo?
C - Calçar umas luvas e arrancar essas "úteis", enfiando-as em seguida num bidão com água para fazer um fertilizante?
D - Calçar umas luvas e arrancar essas “danadinhas”, enfiando-as em seguida num cesto, para levar para a sua cozinha?
Pois é, podemos ter uma sensação desagradável quando estamos no quintal e tocamos nas urtigas, mas elas também nos sabem compensar, deste malefício, de muitas e variadas formas.
As urtigas são um alimento útil, numa época do ano, em que não há muita variedade nas hortas tradicionais e são nutritivas, para si, para os animais e para o solo!
Com as urtigas, que estão tenras e verdinhas no final do Outono e início do Inverno, podemos fazer uma bela sopa, um arroz de urtigas, um esparregado, e até um belo molho para acompanhar carne, peixe e batatas cozidas.
Como cozinhar urtigas
Não vai precisar de usar luvas depois de escaldar as urtigas ou de as mergulhar em água bem quente.
As urtigas em água quente, perdem o seu poder urticante, logo é muito fácil usá-las na cozinha, sobretudo se escolher as urtigas mais jovens, que são também as mais tenras.
Nunca desperdice a água de cozedura das urtigas! Ela é rica em nutrientes, por isso guarde-a para acrescentar na próxima sopa, ou use-a para fertilizar as suas plantas.
Receita de Arroz de Urtigas
Quando estiver a cozer arroz, aproveite os minutos finais da cozedura e atire para dentro da panela um molho de urtigas, inteiras ou picadinhas, para elas cozerem no vapor da cozedura do arroz.
Depois misture-as diretamente no arroz ou, se preferir, retire-as e pique-as antes de misturar no arroz. Vai ficar com um arroz mais nutritivo e apetitoso!
Molho de Urtiga
Pique finamente 2-3 pés de urtigas, junte 1 dente de alho picado e coloque numa molheira com azeite.
Este molho, melhora substancialmente, se o deixar repousar, antes de servir, para que o azeite incorpore os aromas e os sabores: da urtiga e do alho.
Pode adicionar um pouco de pimento, ou malagueta, se apreciar o molho picante.
Este molho acompanha muito bem pratos de peixe, e dá um toque especial aos pratos simples, como batatas cozidas.
Receita de Urtigas salteadas em alho
Esta é a minha preferida, e também a mais simples!
Coloco as urtigas numa wok ou frigideira com um fundo de azeite e alho picadinho e deixo-as cozinhar apenas 2-3 minutos em lume brando.
Receita de esparregado de urtigas
Numa panela de vapor, ou em água, coza as urtigas durante 2-3 minutos. Em seguida, retire-as da água e triture-as com a varinha mágica, e faça um esparregado, como faz habitualmente. Pode juntar um pouco de leite, azeite, manteiga,ou farinha para engrossar.
Nós, aqui na Reforma Agrária, adoramos as urtigas!
E temos muita pena, de não haver nenhum produtor de urtigas frescas, até porque já fomos contactados, por pessoas e empresas, interessadas em comprar urtigas!
Mas na loja, até esta data, apenas existem produtores locais de urtigas secas para infusão e de sabonetes de urtiga
Ou seja, as urtigas são plantas muito úteis, nutritivas e até fertilizantes!
Não se percebe bem, havendo até alguma procura, que estejam tão esquecidas e desprezadas!
Como muitas outras "plantas daninhas", as urtigas são uma benção da Natureza que deveríamos apreciar e respeitar. Mas atenção, se quiser colher urtigas, avalie bem o ambiente à sua volta, porque de nada lhe serve uma planta, se esta crescer num local poluído, como em muitos terrenos baldios e em espaços urbanos, dos centros das cidades e vilas. Pode sempre cultivá-las e colocar à venda na loja online do produtor agrícola!
Muito mais se poderia dizer das urtigas, mas fica para um próximo artigo!