A bolota é um fruto produzido por carvalhos, que é a designação comum das cerca de seiscentas espécies de árvores do género quercus.
O género quercus inclui entre outras árvores a azinheira, o carvalho e o sobreiro, que têm em comum as bolotas - o fruto característico dos carvalhos, que é tradicionalmente usado para alimentar os porcos, no Alentejo.
O alimento, na origem, dos melhores Presuntos
A carne de porcos alimentados com bolotas, é uma carne muito apreciada e valorizada no mercado. Esta carne é também perfeita para a preparação de presuntos, pelo sabor especial, que se atribui a uma alimentação baseada em bolotas.
Assim, a carne de porcos alimentados com bolota, no Alentejo, está na origem dos melhores e mais afamados presuntos nacionais.
O alimento dos Homens Invencíveis
Mas as propriedades alimentícias das bolotas já eram apreciadas pelos Lusitanos, e até outros povos mais antigos, da Península Ibérica, que as introduziram na sua alimentação.
Das bolotas, os lusitanos faziam a farinha que transformavam em pão e outras preparações culinárias.
A bolota era considerada o alimento dos homens invencíveis, pelas suas qualidades alimentares.
Quer saber mais sobre as bolotas?
O Centro de Ciência Viva, da Floresta, de Proença-a-Nova vai organizar no sábado, dia 26 de Maio uma formação sobre Bolotas.
Neste workshop vai:
- Aprender mais sobre as bolotas.
- Fazer farinha de bolota
- Cozinhar com farinha de bolota.
A inscrição custa €10 e é limitada a 12 participantes, por isso inscreva-se já!
Pode fazer aqui a sua inscrição ou saber mais aqui.