Não podiamos deixar de divulgar esta iniciativa da Turma 10.º L da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, que resolveu criar uma petição, em homenagem ao Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, personalidade que muito admiramos pelas sua coerência e firmeza na defesa da biodiversidade e da qualidade de vida nos meios urbanos.
Esta Turma criou a seguinte petição, que transcrevemos na íntegra:
Petição para a Criação do dia Nacional dos Jardins - 25 de maio
Esta petição tem como objetivo atingir o número de subscritores indispensável para ser discutida formalmente na Assembleia da República.
O objetivo final é a institucionalização do Dia Nacional dos Jardins no dia 25 de maio - dia de nascimento do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles.
Escolhemos esta data por ser na primavera, mas, principalmente, por ser o dia de nascimento do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, recentemente falecido.
Encaramos esta petição e a criação do Dia Nacional dos Jardins como uma justa e merecida homenagem a uma pessoa a quem o País muito deve em termos de ideias inovadoras, obras ambientais de referência e boas práticas inspiradoras.
As cidades e as vilas não devem excluir-se da Natureza que as circunda.
Gonçalo Ribeiro Telles foi um arquiteto paisagista de eleição, premiado nacional e internacionalmente, um pensador visionário, um político generoso e empenhado e um cidadão exemplar.
Devemos-lhe, entre outras coisas, o ter-nos mostrado que as cidades e as vilas são tanto mais humanas quanto mais verdes e sustentáveis forem.
Devemos-lhe, ainda, o ter-nos ensinado que as cidades e as vilas não devem excluir-se da Natureza que as circunda, mas, pelo contrário, incluir a Natureza dentro delas de forma contínua e harmoniosa.
Finalmente, devemos-lhe a ideia generosa de uma Natureza com pessoas dentro e de cidades e vilas com a Natureza dentro do seu coração e das suas artérias verdes.
Pensamos que o jardim é uma metáfora feliz de tudo o que o arquiteto nos ensinou.
Os jardins são uma síntese com a marca da contemporaneidade.
Uma síntese da cidade e do campo, do urbano e do bucólico, da ordem geométrica das árvores e sebes desenhadas e da irreverência surpreendente das flores campestres.
Os jardins são, também, lugares de encontros.
Um encontro entre a vivência adulta e urbana e as recordações de infância no campo, um lugar de encontro entre o namorado e a namorada (ou o namorado e o namorado, ou a namorada e a namorada), um encontro entre os mais velhos e as crianças, entre os avós e os netos.
Os jardins são os lugares na cidade onde os animais se sentem em casa e os lugares que muitas aves escolhem para fazer a sua casa.
Por tudo isto, gostaríamos que fosse criado o Dia Nacional dos Jardins.
Sonhamos com um dia especial, em que os idosos saiam dos lares e de suas casas para apanhar sol e conversar entre si.
Um dia especial, em que as crianças mais novas vão passar a manhã a brincar à apanhada, a andar de baloiço ou a jogar à bola.
Um dia especial, em que as aulas sejam dadas ao ar livre, nos jardins das escolas e nos jardins e parques das vilas e cidades.
Os heróis não pertencem, apenas, ao nosso passado como País e Povo.
O arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, esse generoso e paciente jardineiro do Reino da Natureza é, seguramente, um dos heróis do nosso tempo.
Quer contribuir para a Criação do Dia Nacional dos Jardins?
Então, assine a Petição da Turma 10.º L da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão.
Para que, no próximo dia 25 de maio de 2022, data do centenário do nascimento do Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, possamos todos homenageá-lo passando grande parte desse dia, felizes e sem máscara, num dos locais que ele mais prezava: os jardins!
Assinar a Petição!
Autores desta Petição:
Turma 10.º L da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão.
(Nota: não resistimos à tentação de fazer alguns bolds na transcrição da petição)