Como Plantar Salsa
A salsa pode ser semeada ou transplantada para a sua horta, de três formas:
- Sementes de salsa - Pode comprar as sementes de salsa online, em feiras, mercados, ou hortos de plantas.
- Mudas de salsa - São pés de salsa já germinada, vendidos em unidades, em feiras e mercados locais, ou em hortos de plantas.
- Torrão de terra com vários pés de salsa - Esta é a forma mais rápida de obter a salsa, pronta a usar. Não se vende assim, mas pode obter um torrão e terra com salsa, de forma gratuita, de um vizinho simpático ou familiar seu que a tenha em abundância.
Veja, a seguir, como proceder em cada caso.
Plantar salsa a partir de Semente - Semear
Coloque as sementes em água, no dia anterior para facilitar a germinação.
As sementes da salsa são muito pequenas, por isso espalhe-as quase à superfície da terra e cubra levemente. Em seguida umedeça a terra sem encharcar e coloque num local fresco e com alguma sombra, para manter sempre a terra com alguma humidade, até as sementes germinarem. Se tiver dificuldade em separar as sementes junte um pouco de areia com as sementes, para evitar
Consociação Favorável:
- alho-francês
-espargo
- milho
- rabanete
- tomate
Quando as sementes já tiverem germinado, separe delicadamente cada planta, com o cuidado de manter a raiz envolta em terra e transplanta para o local definitivo. Em alternativa, pode eliminar apenas os pés mais fracos e deixar a salsa no local onde a semeou.
As sementes de salsa germinam entre 20 a 40 dias e pode colher a salsa ao fim de 120 dias de sementeira.
No primeiro ano, para obter as sementes de salsa, pode comprar as sementes ou pedir sementes a algum amigo que cultive salsa.
Nos anos seguintes pode, e deve, usar as suas próprias sementes, deixando um pé de salsa crescer livremente em altura, sem colher, para florir e dar semente.
Se tiver excesso de sementes, não se esqueça de as partilhar em grupos de troca de sementes.
Dê preferência às sementes orgânicas
Plantar a partir de mudas de salsa
Consociação Desfavorável:
- alface
- ervilha
- feijão
Se preferir plantar salsa através de mudas, basta ir a uma feira ou mercado , ou visitar uma loja agrícola e comprar a quantidade de pés de salsa que desejar para colocar diretamente no local definitivo.
A salsa cresce facilmente, em qualquer tipo de solo, mas se fizer compostagem misture um pouco de composto na terra, ou vaso, porque a salsa aprecia solos com algum teor de matéria orgânica. Além disso a salsa também gosta de locais frescos e com terra ligeira e bem drenada.
A salsa é uma planta muito fácil de cultivar, até mesmo em vasos.
De preferência, plante as mudas de salsa com 10-15cm de distância entre cada pé e em linhas espaçadas 20 cm entre si.
Transplantar Salsa
Se quer conservar a sua salsa por muito tempo, evite comprar vasos de salsa, com a planta já bem desenvolvida. Geralmente estas plantas são produzidas em estufas, com ambientes muito controlados e dificilmente se adaptam a sua casa, ou à sua horta. O mais provável é que ao fim de umas semanas a sua planta morra, o que além de frustrante para si, é mau para o ambiente, porque é mais uma embalagem plástica desperdiçada.
Mas se conhecer alguém que cultive salsa numa horta, pode pedir um torrão com alguns pés de salsa e envolvê-lo num papel ou pano humedecido, para transportar para a sua horta. Um bom local para semear a salsa é num canto abrigado do seu jardim, junto a um muro, por exemplo. A transplantar um torrão de terra com salsa, procure simular o mais possivel as condições do local original, para facilitar a adaptação da salsa ao seu novo ambiente.
Depois de abrir uma cova colocar o torrão inteiro na sua horta cubra e regue abundantemente a terra, sem encharcar, nos primeiros dias de adaptação.
Quando Plantar
Pode semear salsa durante todo o ano, embora a salsa se desenvolva melhor nos meses mais frescos.
O ideal é semear ou plantar as mudas durante todo o ano, de forma escalonada, para ter sempre salsa disponível.
Os melhores meses para fazer sementeiras são Março/Abril e Agosto/Setembro.
Mesmo que não tenha uma horta pode semear a salsa num vaso.
Como Cuidar
Se os pés de salsa estiverem muito juntos, elimine alguns para garantir um maior crescimento, dos que ficam.
A salsa gosta de água, suficiente para manter o solo húmido, sem encharcar, e à medida que cresce deve aumentar a quantidade de água. Depois, deve continuar a regar regularmente. Regue regularmente, ao fim do dia ou de manhã, nas horas mais frescas, para que as folhas húmidas não queimem com o sol - esta é uma regra básica que deve seguir para todas as suas plantas, em geral.
Quando a salsa começa a florir, as suas folhas perdem aroma e sabor, por isso uma forma de prolongar a produção de folhas é cortar todas as hastes florais, de imediato, para prolongar a produção de folhas.
Para obter sementes de salsa, selecione um ou dois pés fortes e viçosos, sem cortar as hastes, até florirem e produzir em as sementes, que poderá usar nos anos seguintes. Em condições ideais, um pé de salsa, pode atingir até 80 cm e dar semente, se nunca o cortar.
Como colher
Deve colher a salsa, de preferência durante a manhã, quando os óleos essenciais da salsa estão mais concentrados nas folhas, aumentando o seu aroma e sabor.
O ideal é, ir cortando regularmente as pontas de cada pé de salsa, para não a deixar crescer em altura, e assim vai obter uma colheita mais abundante de folhas de salsa em cada pé.
Se deixar de colher as pontas mais altas, a planta vai crescer em altura e florir mais cedo.