Já pensou em fazer sabão artesanal, em casa?
Siga a nossa receita passo a passo, para fazer o seu próprio Sabão Artesanal, com ingredientes caseiros.
O sabão que vamos fazer é um sabão de banha de porco e azeite, com uma base de soda cáustica, e aromatizado com folhas de alecrim.
Reúna os Materiais necessários
Antes de iniciar o processo de fabrico do seu sabão caseiro, reuna na sua bancada de trabalho, tudo aquilo de que vai precisar:
- 1 recipiente com a água fria, resistente ao calor (não use garrafas pet ou similares)
- 1 recipiente maior que o anterior, com gelo, que vai servir de contentor do primeiro
- 1 pano velho para limpeza de eventuais salpicos.
- 1 balança de cozinha
- 1 coador
- 1 terrina de ir ao forno
- 1 panela
- 1 recipiente para a banha de porco líquida
- Equipamento de proteção:
- luvas de proteção
- óculos de proteção
- máscara de proteção
Agora, só falta juntar os ingredientes e já tem tudo o que precisa para fazer o seu próprio sabão, em casa.
Ingredientes
- 1kg de Banha
- 0,5 Kg de Azeite
- 2 raminhos de Alecrim - folhas e flores
- 2 colheres de sopa de mel
- 208g de flocos de NaOH (cálculo: quantidade de gordura (g) x 0.136* = quantidade de NaOH(g)
- 680g de água bem fria (refrigerada)
Procedimento:
Antes de mais, se estiver no estado sólido, tem que derreter a gordura do porco e eliminar todos os vestígios de carne, para obter a banha pura que vai usar no sabão. Este é um processo algo moroso, que pode preparar previamente.
Pesagem da banha.
Agora que já tem a Banha e já pesou a quantidade de azeite, reserve. Vamos passar à outra parte da nossa receita - a mistura da soda cáustica com a água.
1º - Coloque bastante gelo no recipiente maior e por cima coloque o recipiente menor, com a quantidade de água indicada nesta receita.
2º - Abra as janelas e coloque o equipamento de proteção: luvas, óculos e proteção para as vias respiratórias.
3º - Adicione os flocos de soda cáustica à água, de forma de forma lenta e gradual, com muito cuidado para não respingar.
Atenção! Nunca adicione água por cima da soda cáustica.
À medida que adiciona os flocos de soda cáustica, irá sentir um progressivo aquecimento do recipiente. Não se preocupe, este aquecimento é perfeitamente normal, porque esta reação é exotérmica, ou seja liberta calor. Essa é a razão pela qual deve adicionar a soda cáustica de forma lenta e gradual.
Nunca respire os vapores que se libertam desta mistura, porque são corrrosivos e tenha as mãos e os olhos bem protegidos enquanto decorre todo o processo.
Deixe a soda cáustica sempre junto de uma janela ou em local bem arejado.
Quando toda a soda cáustica estiver dissolvida na água pode passar à fase seguinte - A reação de saponificação.
A Reação de Saponificação
Separe as folhas e flores de alecrim dos ramos e corte-as, para libertar o aroma, imediatamente antes de as adicionar.
Agora que já tem a soda cáustica dissolvida na água, adicione-lhe as gorduras - neste caso: a banha de porco e o azeite - e o alecrim. Leve tudo ao lume brando e vá mexendo até obter uma consistência pastosa, como vê na imagem.
Mexa bem esta pasta para homogeneizar e agilizar a reação de saponificação, que vai resultar da mistura da sua gordura, com a soda cáustica.
O que ocorre quando mistura a soda cáustica (NaOH), com a gordura é uma reação de saponificação. A saponificação é a reação resultante da mistura de um ácido (presente na gordura da banha) com uma base forte, neste caso a soda cáustica. No fim desta reação, se usar a quantidade certa de soda cáustica, esta não deixará qualquer vestígio e a sua mistura estará pronta para vazar em moldes, que irão determinar o formato do seu sabão. Este pormenor é importante, porque se usar soda cáustica em excesso vai obter um sabão um sabão mais agressivo para a pele, por isso evite adicionar em excesso.
Cálculo: quantidade de gordura (g) x 0.136 = quantidade de NaOH(g)
Nós optamos por reutilizar embalagens tetrapack, de pacotes de leite, para fazer as formas do nosso sabão.
As embalagens de leite, revelaram-se uma escolha acertada, porque depois de cortadas, as barras de sabão, dão origem a mais ou menos 10 unidades de sabão com um formato ideal para usar no dia a dia.
Pode, no entanto, optar por usar outras formas, ou até fazer moldes personalizados, para criar sabões com formatos originais.
Também aqui, a sua imaginação é o limite!
Nós acrescentamos ainda, no final, duas colheres de sopa de mel ao nosso sabão!
Tanto o alecrim, como o mel, servem apenas para aromatizar e suavizar o sabão. Não vão ter qualquer função na reação de saponificação, pode não os utilizar ou substituí-los por outros aromas da sua preferência, como pétalas de rosas ou de calêndula, por exemplo.
Agora é só esperar que o seu sabão seque, para desenformar e cortar em unidades individuais.
Cada barra rende, aproximadamente, 10 unidades.
Porque não experimentar?
Como vê, fazer o seu próprio sabão artesanal é um processo bastante simples, que lhe permite dar largas à imaginação e usar os seus ingredientes favoritos. Além disso, com a prática, vai poder improvisar e experimentar novas cores, formas e aromas, o que é bastante divertido!
Além disso, pode até fazer presentes originais e personalizados, para os seus familiares e amigos!
Precisa de inspiração?
Nada como dar uma vista de olhos na nossa categoria de Saboaria Artesanal, onde vai encontrar desde sabonete de chocolate , até ao mais tradicional e requintado dos sabonetes, o sabonete castilhe feito à base de azeite 100% natural.