Este sábado a Reforma Agrária foi dar uma vista de olhos ao Marketplace-CasualStyle no Porto, que se realizou no Jardim de S. Lázaro.
Mas atenção, é preciso estar atento ao Facebook do evento, para saber onde é que se realiza em cada sábado, visto ser um mercado itinerante:
- Jardim da Praça da República (Jardim de Teófilo Braga)
- Jardim de S. Lázaro
- Jardim do Marquês
Este mercado está vocacionado para a venda de artigos em segunda mão. Veja a galeria de fotografias mais abaixo.
Recuperar e Reutilizar é melhor do que Reciclar
E neste mercado não faltam motivações para isso mesmo. A oferta de artigos em segunda mão, é muito variada e atrai até os muitos turistas que se passeiam pelo jardim, nesta altura do ano!
Do ponto de vista ambiental, este tipo de mercados locais, de segunda mão, são muito importantes porque prolongam o tempo de vida útil dos objectos. A reutilização é um dos aspectos fundamentais em termos de sustentabilidade ambiental.
Do ponto de vista económico, nos tempos que correm este tipo de mercados são uma ajuda importante para os produtores e comerciantes. Nós, na Reforma Agrária, achamos que os mercados e feiras locais , podem e devem ser um dos factores mais importantes, para a criação de um comércio justo e de uma sociedade mais equilibrada.
Ao visitar este tipo de mercados, ficamos convencidos que o estigma da compra de objectos em 2ª mão, desapareceu. Ainda bem!
O ambiente agradece e a economia familiar e local também.
Visitamos o Marketplace-CasualStyle, com o objectivo de descobrir novos produtores agrícolas, e ficamos a saber que este mercado só está autorizado a ter 6 bancas dedicadas à venda de produtos alimentares. Mas actualmente só tem 3 bancas fixas com produtos alimentares. Numa delas encontramos um produtor já nosso conhecido, da Reforma Agrária com o seu refrescante Sumo de Sabugueiro.
Aproveitamos também para falar com outros produtores agrícolas, o que para nós é importante, para tentar perceber quais as ferramentas digitais, que os podem ajudar a divulgar e a vender os seus produtos.
Informação útil para quem quer participar no Mercado
Se pretende vender neste mercado, aqui ficam os contactos, dos responsáveis pela organização deste mercado mensal:
Produtor D'Bagar
Foi com prazer que encontrarmos um produtor da Reforma Agrária, o D'Bagar, especializado na transformação de produtos à base do Sabugueiro. Ficamos a saber em primeira mão que pretendem lançar novos produtos. Para já é segredo. Esperamos que tenham sucesso!
O D'Bagar, de "vagar" tem apenas o nome!
São o típico produtor dinâmico, que percorre uma séria de feiras e mercados locais. Para além de venderem os seus produtos à base de Sabugueiro, vendem também os produtos de outros produtores locais, da sua região, como o pão de abóbora em forno de lenha, que é uma tentação.
Também é um produtor, que se distingue, pelo uso de embalagens de cartão reciclado - em vez dos tradicionaios sacos de plástico. Infelizmentete não tiramos a fotografia.
É interessante, porque quando questionamos se a opção do cartão era mais cara relativamente à opção do plástico, a resposta foi:
- Não, os sacos de cartão são mais baratos!
Esperemos que outros produtores sigam o exemplo.
Ver loja D'Bagar, com todos os produtos
Produtores contactados para aderirem à Reforma Agrária
Esperemos que adiram à plataforma. Queremos colocar os produtos agrícola e artesanais no Mapa de Produtos Agrícolas de Portugal.
Uma visão do marketplace
Vídeo do Marketplace - CasualStyle
Vídeo do Mercado no Jardim de S. Lázaro