Como Proteger as Abelhas - 5 Dicas Úteis

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
Como Proteger as Abelhas - 5 Dicas Úteis | Reforma Agrária

O que pode fazer para proteger as abelhas?

As abelhas são criaturas incansáveis e prestam serviços muito úteis à vida no planeta Terra, mas nem sempre pensamos no bem-estar delas.

Mas, as colónias de abelhas são estruturas cada vez mais ameaçadas, pela comunidade humana.

Pior, muitas vezes, com as nossas ações, em prol de uma vaidade em ter um jardim muito aprumado com um relvado imaculado, ou maior lucro, imediato, na nossa atividade agrícola, colocamos em risco todas as comunidades de abelhas, ao nosso redor.

E, ainda, estamos a colocar em risco o nosso próprio desempenho económico, agrícola, a médio e longo prazo.

Como Proteger as Abelhas - 5 Dicas Úteis | Reforma Agrária

Cinco coisas que pode fazer, já, para proteger as abelhas

  1. Plantar plantas melíferas.  - Algumas plantas melíferas como a hortelã e o alecrim são muito fáceis de cultivar e manter na horta, no jardim, no terraço, na varanda ou até mesmo na janela da sua cozinha.
  2. Deixe de usar pesticidas sintéticos, fertilizantes, herbicidas e neonicotinoides.  - Sim, isto também é válido para aqueles frascos de pulverizador de venda livre que usa em sua casa: na varanda, no pátio de sua casa ou no campismo - porque são maus para as abelhas e para a sua saúde também!
  3. Dedique um bocado de tempo a explorar, na internet ou na biblioteca pública da sua cidade, as alternativas biológicas ou naturais, para controlar as plantas e animais que considera indesejáveis - aquilo a que chama pragas e infestantes.
  4. Ajude a controlar as vespas velutinas, sinalizando os ninhos da sua zona, e se tem um quintal, faça armadilhas artesanais específicas - quando usar armadilhas para abelhas asiáticas, ou outro insecto que considere nocivo (o que é discutível, porque todos os organismos têm uma função ecológica a desempenhar no meio ambiente) nunca recorra a armadilhas com o esta que matam indiscriminadamente diversas espécies de insectos úteis, colocando em risco o equilíbrio ambiental do seu habitat, nomedamente dificultando a polinização das suas árvores de fruto.
  5. Se tem algumas economias, invista num terreno agrícola ou florestal, perto da sua zona de habitação e dedique alguns fins-de-semana a cultivar e promover a biodiversidade local. Se não tem economias, procure uma horta comunitária e seja um evangelizador das boas práticas agrícolas, nessa comunidade, para o bem da sustentabilidade do planeta.

As Abelhas agradecem!
A sua Saúde e a do Planeta também.

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email
Artigos relacionados que talvez lhe interessem
MENU