O Mercado do Bolhão é o Mercado tradicional mais emblemático do Porto e está localizado mesmo no coração da Invicta, num imóvel classificado como de interesse público, desde 2006.
O edifício do Bolhão, com uma arquitectura própria neoclássica, cuja construção remonta a 1850, ocupa um quarteirão inteiro e tem uma estrutura singular de dois pisos, que por um lado se unem num amplo pátio interior a céu aberto e, por outro estão voltados para as quatro ruas que o delimitam: Fernandes Tomás, a norte, Alexandre Braga, a este, Formosa, a sul, e Sá da Bandeira a oeste.
Exteriormente, o mercado têm um grande número de estabelecimentos, voltados para as quatro ruas.
No pátio e pisos interiores o mercado está vocacionado sobretudo para os produtos frescos e os vendedores estão divididos em diferentes secções especializadas, designadamente: zona de peixarias, talhos, hortícolas e florais. No centro deste pátio, existem também várias tasquinhas onde se podem comer pratos tradicionais e bastante económicos.
Em Maio de 2018 o mercado do Bolhão, encerrou, temporariamente, para obras de requalificação. Estas obras vão duraram 2 anos e durante esse período, o icónico e histórico mercado do Bolhão foi substituido pelo Mercado Temporário do Bolhão, que funcionava a 200 passos do edifício original, no piso -1 do Centro Comercial La Vie, ocupando uma área de 5600m2 .
Clique no mapa
