O Projecto da Reforma Agrária, surgiu de uma reflexão sobre a qualidade da nossa alimentação e do nosso estilo de vida, generalizado nos meios urbanos.
Numa tentativa de reduzir a quantidade de lixo doméstico, os fundadores deste projecto iniciaram-se na compostagem para reduzir o seu lixo orgânico, mas o que começou por ser uma experiência, transformou-se numa grande aventura de conhecimento e enriquecimento pessoal que não poderiam deixar de partilhar.
Porque a prática da compostagem orgânica, num apartamento, nos levanta questões difíceis de responder - no contexto de um modelo de vida urbano da sociedade actual. Mas não quisemos ignorá-las, nem desistir...
Durante este processo, fizemos descobertas surpreendentes!
Descobrimos pessoas que têm as mesmas dúvidas e a mesma falta de respostas, que nós.
Procuramos envangelizar outras pessoas e assistimos a muitas reticências e desistências pelo caminho...
Porque "é difícil reduzir em vez de reciclar", porque "é caro comer bem", porque "não é possível alimentar o mundo sem agroquímicos", porque "a alimentação saudável é para os ricos", porque "não é possível fazer compostagem num apartamento", porque "não há tempo para cultivar uma horta com o ritmo de vida actual", porque "não é possivel ter uma horta numa varanda", "porque.. o que é que nós ganhamos com isso?" , etc, etc, etc...
Não fazer nada, não pensar nada, não debater nada, sobre este assunto, essa sim é a pior resposta!
Sempre que procuramos respostas, entre vizinhos, familiares e amigos, os argumentos repetiam-se com uma segurança confrangedora!
Mas nós achamos que, não fazer nada, não pensar nada, não debater nada, sobre este assunto, essa sim é a pior resposta!
A que só irá agravar, ainda mais, este problema.
Nós temos uma opinião sobre estes assuntos e quermos partilhá-la, mas não passa disso mesmo, uma opinião...