Branca, acastanhada ou Roxa, com aroma mais ou menos intenso, a cebola desdobra-se em muitas cultivares, sendo que existem cultivares de dias curtos e cultivares de dias longos. As cultivares de cebola de dias curtos, como o próprio nome indica requerem menos luz para formar o bolbo, e podem ser plantadas no outono, enquanto as cultivares de cebola de dias longos requerem mais luz e por isso só se desenvolvem bem se as plantarmos durante a primavera.
A cebola ( Allium cepa ) é uma planta do género Allium, e parente próxima dos alhos, chalotas, alho francês e do cebolinho e cultiva-se pelos bolbos, embora toda a planta seja comestível. Apesar de ser bienal, cultiva-se como se fosse uma planta anual.
O bolbo da cebola, é um espessamento do caule que se desenvolve-se, durante a estação fria, para a planta armazenar nutrientes, constituindo assim tecidos de reserva subterrâneos, que lhe permitem garantir a sua sobrevivência durante o Inverno. Na base do bolbo da cebola, está a raiz que é pouco profunda.