Peru preto alentejano biológico, também conhecido como peru preto português ou peru selvagem.
Criados no exterior, em regime extensivo, completa liberdade, passam o dia a pastar. Alimentam-se com tudo o que a terra dá complementado com uma mistura de cereais inteiros. São animais de crescimento lento - têm entre 8 a 9 meses de criação - excelentes e muito rústicos.
Aceitamos encomendas para o Natal (entregas em Lisboa ou levantado na quinta, em Marinhais).
Temos perus (6 a 8kg) e peruas (4 a 6 Kg) disponíveis.
A nossa quinta é biológica e os nosso perus são certificados.
Sobre o perú preto:
"O Peru Preto Português é uma raça assim chamada pela coloração preta da sua plumagem, e apesar de ser proveniente da região do Alto Alentejo, está distribuída por todo o território nacional.
Desde que a carne de peru se tornou no principal prato gastronómico da época festiva do Natal, esta raça alcançou uma grande popularidade. Com a introdução de raças mais cárnicas e precoces, o efetivo de Peru Preto Português diminuiu bastante no século XX, encontrando-se neste momento em risco de extinção. É fundamental a recuperação desta raça portuguesa, quer para manutenção do património genético, quer a nível social, económico e de melhoria dos hábitos alimentares (...) É também importante realçar, como características ímpares desta ave, a sua resistência, a sua capacidade de adaptação ao meio rural e a sua notável aptidão reprodutiva. A presença desta raça autóctone é frequente e notória nas explorações agrícolas no Norte Alentejano, sendo criada em regime extensivo e tradicional. " (https://www.dgav.pt/wp-content/uploads/2022/08/Peru_Preto_PT.pdf)