Malva Silvestre
Malva sylvestris
Composição: possui antioxidantes, flavonoides, antocianinas e taninos, sais minerais e vitamina C, A e B1.
Propriedades: tem ação laxante, emoliente, anti-inflamatória, hidratante, expetorante e calmante, acelera a cicatrização de feridas, protege contra infeções, reduz a inflamação, retarda os sinais de envelhecimento, melhora a saúde respiratória, otimiza as funções digestivas, melhora o sono e trata dores de cabeça. a malva também pode impulsionar o sistema imunológico, evitando infeções bacterianas e outros agentes estranhos que afetem as áreas feridas
Indicações Terapêuticas: Acidez e azia; Acne e impurezas da pele; Afta bucal; Bronquite; Catarro; Cistite (inflamação da bexiga); Conjuntivite (vermelhidão dos olhos); Colite ulcerativa; Cólon irritável (colite); Hemorroidas inflamadas; Gastrite (inflamação e dores de estômago); Gengivas (inflamação das gengivas); Dor de garganta (faringite); Doença de Crohn; Constipação intestinal; Resfriado; Tosse; Úlceras gástricas e duodenais; Insónia; Dor de cabeça.
Modo de Preparação: Para a decocção podem ser utilizadas as folhas e as flores de malva, secas preparada colocando a planta em água fria, dentro de um recipiente. 4 colheres de chá de planta seca para 1 litro de água. Leve a água a ferver por pelo menos 15 a 20 minutos. Filtre e deixe arrefecer um pouco antes de beber.