A Festa da Cereja, de Alfandega da Fé, é um dos maiores eventos do Nordeste Transmontano, e atrai muitos visitantes de fora da região. A cereja é o ex-libris de Alfândega da Fé e a rainha da festa, mas promovem-se também outros produtos endógenos e as tradições locais.
Organizada pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, há mais de 30 anos, esta festa decorre em vários locais, mas concentra a maior parte das iniciativas no Parque Municipal de Exposições, onde vai encontrar em permanência, dutante o evento, diversos stands de cerejas, outros produtos locais, artesanato, etc...
Durante a festa da cereja, ocorrem diversas iniciativas e espectáculos paralelos, que são organizados pelos grupos e associações culturais e sociais do concelho, e que procuram valorizar e destacar a produção cultural e artística local.
E a Festa da Cereja de Alfândega da Fé é, de facto, uma excelente mostra do que melhor se faz no concelho, a nível económico, cultural, social e turístico.
Uma oportunidade única, para provar os sabores transmontanos, in loco, e no final voltar para casa com o carro carregadinho de "brincos de princesa".
Mas se as cerejas são o ex-libris da festa, existem outros produtos que são tão ou mais importantes, para este concelho, como é o caso do azeite, da amêndoa, da castanha e das hortícolas da Vilariça, entre outros produtos que também são promovidos e transacionados durante este evento, que é muito importante para os produtores e para a economia local!