Características
As tulipas são plantas muito coloridas, com uma flor solitária, no topo de um caule ereto, e com as folhas a partir da base. A tulipa é a flor mais emblemática dos Países Baixos, onde são cultivadas inúmeras variedades e híbridos, numa profusão de cores, matizes e formatos das pontas, etc...
Com uma flor muito colorida e solitária, com seis pétalas, no topo de um caule ereto, e as folhas mais na sua base, esta planta bolbosa é muito popular e frequente em jardins e espaços públicos, devido ao seu potencial decorativo, sendo por isso muito fácil de identificar.
As tulipas gostam de solo húmido, mas com boa drenagem - não toleram solos encharcados.
Regar regularmente para facilitar o enraizamento, a germinação e prolongar a floração dos bolbos, sobretudo de cultivar os bolbos em vaso.
Os bolbos podem ser guardados no final da floração e replantados anualmente no outono, ou cultivados como plantas vivazes e, neste caso , deve deixá-los no solo para crescerem e se replicarem naturalmente. Neste caso pode propagá-los, por divisão do rizoma bolboso.
Ocorre na primavera, 2-3 meses após colocar o bolbo na terra.
Após a floração, deixe a planta secar por completo e retire o bolbo do solo, para o armazenar em local seco, escuro e bem ventilado. Pode guardar os bolbos, numa arrecadação, em vasos cheios de areia seca ou embrulhados em papel, dentro de sacos, onde deve colocar também algum material absorvente, como arroz ou cinza.
Outras plantas da categoria Flores
Consociação Favorável: Ervilha, fava, feijão,
Milho,
Pepino
Ver todas Flores | Regressar ao Guia Plantas A-Z | Calendário de Cultivo