Medronheiro
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedInPartilhar no PinterestEnviar por email

Medronheiro

Nome Científico: Arbutus unedo

Nomes Comuns: Ervedo, êrvodo, ervedeiro, árvore-de-morangos(br)

Família: Ericaceae

Categoria: Árvores e Arbustos do Guia Plantas A-Z

Características

Geral
O medronheiro é geralmente um pequeno arbusto, de caule erecto e retorcido, casca fendilhada e com folhagem perene. Mas pode atingir, na sua maturidade, porte de árvore até 6 metros de altura. Os ramos jovens de coloração avermelhada e a folhagem verde coriácea, fazem deste arbusto uma excelente opção para sebes permanentes e arbustos de jardim, até porque é muito decorativa, quer pela sua floração abundante, quer pelos frutos vermelhos e chamativos para as aves - que assim contribuem para a sua propagação.
Habitat
Presente em bosques e matas , mas também em solos secos, mesmo áridos e siliciosos.
Origem
Planta autóctone e abundante em Portugal Continental onde se encontra em todas as regiões. Também está presenta na Ilha da Madeira, onde foi introduzida.
Ciclo de Vida
Perene
Solo
solos áridos e siliciosos, mas também solos ricos em matéria orgânica, como o de bosques e matas onde pode surgir de forma espontânea
Propagação
Por estaca ou semente
Floração
Periodo de floração: de outubro a janeiro.
Na fase de floração, este arbusto fica colorido de branco com cachos de minúsculas flores brancas ou esverdeadas, com formato de campainhas pendentes.
Frutificação
Periodo de frutificação: de outubro a janeiro. Os frutos, comestíveis, são denominados medronhos. Os medronhos são bagas esféricas de 10 a 20mm, com polpa carnuda e farinácea, de sabor ligeiramente ácido e agradável e revestidos de pequenas saliências piramidais, inicialmente amarelas e vermelhas no estado maduro.
Partes Utilizadas
O fruto quando amadurece e fica vermelho, pode ser consumido fresco e costuma ter um sabor muito agradável. No entanto, alguns medronheiros silvestres produzem frutos com sabor demasiado acre.
Conservação
O medronho é um fruto de difícil conservação, após a maturação, porque começa rapidamente a fermentar. Por isso, é usual, em Portugal, fazer compota de medronho e sobretudo a aguardente de medronho.

Outras plantas da categoria Árvores e Arbustos

Ver todas Árvores e Arbustos | Regressar ao Guia Plantas A-Z | Calendário de Cultivo

MENU