Aspidistra
Nome Científico: Aspidistra elatior
Nomes Comuns: Aspidistra-das-folhas-grandes, Ferro-fundido
Família: Liliaceae
Categoria: Outras do Guia Plantas A-Z
Consociação:
Favorável: Pode plantar esta herbácea, de porte médio que pode atingir uma altura de 1m, na sombra das árvores, como cobertura de solo, quer para manter a humidade do solo, quer pelo seu valor paisagístico.
Características
A Aspidistra é uma planta bastante rústica e muito popular como ornamental, sendo sobretudo cultivada em vasos e floreiras, dentro de casa. De crescimento moderado, ela é pouco exigente em cuidadose adapta-se bem, em diversos climas, desde que seja mantida com alguma humidade no solo e afastada da luz direta.
Planta de meia-sombra, que não gosta de luz direta, nem de terrenos alagados, mas é uma planta muito resistente, que suporta bem o frio e também o calor.
Distingue-se pela sua folhagem verde escura e brilhante. As folhas, são lanceoladas e com um longo pecíolo desde a base da planta. O tamanho das folhas varia entre 40 e 60 cm de comprimento.
Planta nativa da China e Japão.
Planta de meia-sombra, perfeita para ambientes de luz indireta e pouco luminosos. A exposição ao sol direto, provoca queimaduras nas folhas que ficam com um aspecto feio e acastanhado, mas a planta não morre.
Suporta bem o frio e o calor, desde que não esteja exposta a luz direta.
Adapta-se bem a qualquer tipo de solo, mas prospera em solos húmiferos, ricos em matéria orgânica e pouco encharcados.
Propaga-se por divisão dos rizomas.
Janeiro - Abril.
As flores brotam do torrão da planta, junto do solo, ficando debaixo da folhagem. São pequenas e delicadas, de coloração rosada ou arroxeada e formato de campainha. A floração é uma ocorrência rara nas plantas envasadas.
frutos de formato esférico.
Outras plantas da categoria Outras
Ver todas Outras | Regressar ao Guia Plantas A-Z | Calendário de Cultivo