A Germitasty resulta da descoberta de uma exploração de mirtilos abandonada em Ribeiradio, concelho de Oliveira de Frades, durante a pandemia.
Somos dois dos jovens empresários - Tiago Queirós e Maria Isabel - e resolvemos iniciar este projeto em plena pandemia, no verão de 2020, porque a descoberta desta exploração de mirtilos, em Ribeiradio, concelho de Oliveira de Frades, nos fez despertar um sentimento de responsabilidade para com a Natureza, num dever de recuperação das mais de 2700 árvores de fruto deixadas para trás, com irrigação em défice e alimentação em falta.
Ao longo deste processo desenvolvemos uma visão do mundo mais natural e menos consumista.
Assim, A Germitasty lançou para o mercado, sob a insígnia da recuperada Quinta do Rossário, os seus produtos, tendo como prioridades:
- A recuperação de mais de 2700 árvores de fruto, com irrigação em défice e alimentação em falta,
- O nosso compromisso ambiental.
Tendo como prioridade o nosso compromisso ambiental, não podíamos deixar de nos preocupar com o embalamento dos mirtilos para reduzir o impacto da nossa atividade, ao longo de toda a cadeia de produção.
Começámos a pesquisar e testar as várias opções do mercado até chegarmos a uma embalagem, com um impacto ambiental reduzido, em cartão Kraft, que tem um período de compostagem de apenas 60 dias no solo (ao contrário do plástico que necessita de décadas para tal).
O principal problema do papel Kraft é a sua reação à humidade, mas após vários testes em ambientes frios, húmidos e pouco ventilados conseguimos chegar a uma solução de compromisso ideal, com uma caixa em papel Kraft, que aguenta vários dias refrigerada a baixa temperatura sem se deformar e sem comprometer a conservação do fruto.
Agora só queremos melhorar e ser cada vez mais eficientes procurando, talvez, utilizar matérias recicláveis no futuro. Estamos sempre em processos criativos.
Atualmente é possível comprar Mirtilo sob métodos de apanha tradicional e embalamento manual em embalagens Biodegradáveis de Kraft nas medidas de 250 e 500 gramas.
Além disso produzimos também compotas de maçã, canela e Mirtilo de Sever do Vouga.
Clique no mapa
PCT da Rua da Paz - Quinta do Loureiro, 3800-906 Aveiro
As minhas competências: Ajudamos os pequenos produtores locais a escoar o seu fruto, que transformamos em produtos de excelência.
Serviços disponibilizados: A nossa Missão é oferecer os melhores produtos Premium, que resultam de práticas de agricultura sustentável, com foco total no combate ao desperdício alimentar. Com uma Visão realista, queremos tornar-nos uma referência, tanto a nível nacional como internacional, na rentabilização máxima dos recursos, quer humanos ou materiais, resultantes da exploração do Mirtilo na zona de Sever do Vouga.
O nosso objetivo é reduzir ao máximo todo e qualquer desperdício, resultante da atividade dos diversos produtores locais, transformando o fruto em produtos de excelência reconhecida pelo sabor único.
Como Valores que defendemos, podemos destacar a inovação, confiança e paixão pelo trabalho, sendo o expoente máximo da nossa realização a possibilidade de ajudar os pequenos produtores locais a escoar o seu fruto, que possivelmente seria desperdício sem a nossa intervenção.
Área geográfica de intervenção: Sever do Vouga