Framboesa preta em vaso de 13cms de diametro.
As variedades não-remontantes de framboesas são bianuais, sendo os lançamentos do primeiro ano vegetativos, diferenciando-se no segundo ano para a produção de frutos .
Solos: estes pequenos frutos gostam de solos com uma boa drenagem;
pH: deve estar entre 5,5 e 6,5.
Exposição solar: as framboesas gostam de locais protegidos do vento e com boa exposição solar, tolerando situações de sombra parcial.
Nota: a exposição solar é um fator que deve ter bastante “peso” na escolha do local para plantar o seu arbusto, uma vez que promove o amadurecimento das bagas e favorece a polinização.
Rega:Tal como para outro pequeno fruto, em termos de rega é fundamental evitar o excesso de humidade pois pode levar ao apodrecimento das raízes. Caso faça a plantação das suas framboesas em camalhão,poderá ser necessário, especialmente no verão, regar várias vezes ao dia de modo a diminuir a temperatura na superfície do mesmo.
Controlo de infestantes: antes de plantar as framboesas, faça uma boa preparação do solo, eliminando todas as plantas infestantes e as suas raízes para diminuir a competição por água e nutrientes com a sua árvore de fruto.
Poda:esta é uma operação cultural muito importante para a manutenção da produtividade destas árvores de fruto permitindo a eliminação de varas doentes e/ou afectadas com pragas ou doenças. Deve aproveitar para eliminar o excesso de varas ou aquelas que estão mais enfraquecidas, melhorando a distribuição da luz solar e favorecendo o arejamento.
A melhor época para plantar estas plantas é no fim do Inverno, humedecendo-as anteriormente num balde com água. Escave um buraco de uma dimensão equivalente a duas vezes o tamanho do vaso em que a planta está contida. Coloque um pouco de adubo apropriado no fundo do burado que cavou, colocando a planta no centro do mesmo. Caso tencione plantar mais do que uma planta, coloque-as a uma distância ent