Sobre o livro
“Obra dirigida a interessados em vitivinicultura, mas também uma homenagem a todas e a todos que conheci ao longo da minha vida profissional (meus Mestres, meus alunos, meus colaboradores), este livro é um risco assumido e consciente. Será estranho para quem se habituou a ler-me em textos científicos, envolvendo a Química e a Enologia. Mas continuo a ser um Químico, continuando a procurar desenvolver esta área do conhecimento. A Química preocupa-se em saber de que é que as coisas são feitas, e como reagem umas com as outras, como dizia o Professor Jorge Calado no Prefácio de um livro editado por mim sobre Química Enológica. Por isso, resolvi procurar entender como eu próprio sou feito, e cheguei a uma conclusão maravilhosa: sou o resultado das diversas e múltiplas contribuições de todos os que comigo contactaram, ao longo da minha vida.
É um livro em que falo de Vinhos, sempre em associação com as suas Gentes. E também de Ciência, dada a minha profissão de investigador científico. No fundo, na Ciência que fui aprendendo e seguindo em toda a minha vida, a Química, Ciência por excelência, Ciência das Ciências, Ciência princípio de tudo!
São feitas referências a cientistas portugueses que desenvolveram a Cultura em muitas outras direções, bem como a grandes nomes de cientistas da Enologia e da Viticultura, portugueses e de outros países. Descreve-se a vitivinicultura portuguesa com base na sua ligação ao território, descrevendo a História e o património de 120 Municípios. Relata-se e comenta-se situações, histórias e experiências vividas, com vinhos, com Ciência e com pessoas. São desenvolvidas diversas referências às essenciais ferramentas para a defesa da vitivinicultura, à ligação do Vinho às Artes e à Cultura, terminando-se com brevíssimas descrições de todas as regiões vitivinícolas portuguesas e estrangeiras e sua resumida História, tendo sempre como um objetivo referencial as pessoas.”
Autores
A.S. Curvelo-Garcia
Engenheiro Químico (Instituto Superior Técnico-UTL, 1969). Subdirector da Estação Vitivinícola Nacional (1985-1990) e Coordenador do Departamento de Enologia desta Estação (1985-1990 e 1992-1993). Vice-Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (1990-1992). Director da Estação Vitivinícola Nacional (1993-2008) e da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (2000-2008). Presidente do Conselho Científico do INIA / Instituto Nacional de Recursos Biológicos (2009-2011). Vice-Presidente da “Subcomissão de Métodos de Análise” do OIV (Paris, 1992-2003). Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Enologia (1982-1991). Investigador Coordenador Aposentado do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
Realizou missões na Comissão Europeia e em 17 países de todos os continentes. Exerceu docência em Universidades e Institutos Politécnicos de Portugal, Espanha e França, desenvolvendo ainda diversa atividade na avaliação de Cursos de Licenciatura e Mestrado.
Ao comprar os Livros a partir da Reforma Agrária, está a contribuir para o projecto. Obrigado