PALMEIRA-MOINHO-DE-VENTO Trachycarpus fortunei com cerca de 50cms de altura.
Em vaso de plástico : 15 euros
Em vaso de barro reaproveitado: 20 euros
Em vaso de cimento reaproveitado: 30 euros
A palmeira-moinho-de-vento (Trachycarpus fortunei) é uma espécie, ornamental, nativa de regiões temperadas e subtropicais da China, Japão, Birmânia e Índia. Ela tornou-se conhecida em diversas partes do mundo, por sua preferência por climas subtropicais e resistência ao frio intenso, o que a torna uma palmeira de eleição para regiões mais frias, onde outras espécies pereceriam ao primeiro inverno.
Apresenta tronco único, mais engrossado na sua base. As folhas possuem o formato de leque, segmentadas a partir da metade, em longos e, muitas vezes pendentes, filamentos. As folhas são densamente arranjadas, formando uma coroa compacta, de aspeto arredondado. Floresce no verão, em densas panículas plumosas, com numerosas e pequenas flores amarelas. As plantas fêmeas, se polinizadas, produzem frutos de cor azul escuro.
Das palmeiras com tronco, esta é a espécie mais resistente ao frio, o que permite que paisagistas de países de clima temperado, possam trazer os ares tropicais para os jardins, pois não obstante o fato dela apreciar o frio, não deixa de ser uma palmeira, o que sempre nos dá a sensação de vistosa tropicalidade.
Assim, regiões frias e montanhosas, onde geadas intensas são registadas anualmente, podemos cultivar esta bela palmeira em toda sua exuberância. Em ótimas condições, ela pode crescer cerca de um palmo por ano. Utilize-a isolada, em grupos ou linhas, servindo em jardins pequenos ou extensos e mesmo próximo a construções ou piscinas, visto que suas raízes não são agressivas.
Quando jovens, as palmeiras-moinho-de-vento também podem ser plantadas em vasos e conduzidas como planta de interior, em ambientes bem iluminados. Uma curiosidade: na China, as fibras do caule de Trachycarpus fortunei são utilizadas na fabricação de capa