Loendro branco em vaso de 13cms de diametro
Ou
Loendro rosa escuro em vaso de 13cms de diametro
O loendro (Nerium oleander) é um arbusto mediterrâneo que a troco de poucos cuidados oferece uma floração rica e abundante desde o final da Primavera até meados do Outono. Trata-se de uma espécie que prefere os climas temperados e as zonas junto ao mar, onde pode passar todo o ano no exterior.
Se a cultivar em regiões do interior, com clima mais frio, tem que a proteger das geadas, assim como das altas temperaturas estivais. Pode desfrutar do loendro no jardim, mas também se adapta perfeitamente ao cultivo em recipientes, que pode colocar no terraço ou na varanda. Como exemplar isolado, pode formar sebes, inclusivamente em jardineiras, que pode instalar no terraço, uma vez que é resistente a ventos fortes.
Os 4 cuidados básicos do ano
1- Entre o outono e a primavera faça um bom adubo com matéria orgânica. Junte húmus para assegurar reservas de nutrientes.
2- A cobertura com cortiça, por exemplo, é útil no verão para conservar a humidade e evitar as infestantes. No inverno, coloque cobertura apenas em zonas fria.
3- Elimine as flores à medida que vão murchando. Deste modo, alargará o período de floração e impedirá o consumo desnecessário de nutrientes.
4- Depois da floração pode os ramos florescidos nesse ano até uma gema grande, para que brotem no ano seguinte.
N. oleander. A primavera é a melhor época para transplantar os loendros cultivados em recipientes. Se as dimensões da planta não permitirem o transplante, renove o substrato da capa superior.
No terraço em zonas frias
Pode cultivar loendros em vasos, terraços, parapeitos ou no jardim. Esta opção é a mais indicada para as zonas mais frias, onde não resistirá às geadas. No inverno pode colocá-lo em casa durante breves períodos, desde que esteja em zona iluminada. Os cuidados são os mesmos que no jardim mas deverá fazer o transplante. Est