Funcho
Foeniculum vulgare
Composição: possui compostos como o anetol, saponinas, flavonoides, taninos, cumarinas e ácido rosmarínico.
Propriedades: possui ação relaxante, anti-inflamatória, estimulante, antiespasmódica, carminativa, anti plaquetária, vermífuga, digestiva, diurética e expetorante suave.
Indicações Terapêuticas: Aliviar cólicas menstruais e intestinais; Diminuir os sintomas da TPM; Combater a dor de estômago; Melhorar a digestão; Combater a diarreia e a prisão de ventre; Ajudar no controle da pressão alta; Estimular a produção de leite materno; Combater o excesso de gases; Ajudar no combate a gripes e resfriados; Aliviar náuseas e vômitos; Melhorar a ansiedade e o sono; Auxiliar na desintoxicação e proteger o fígado; Prevenir doenças cardiovasculares como aterosclerose ou infarto e combater vermes intestinais.
Modo de Preparação: Para 150 ml de água colocar 1 colher de chá de folhas de funcho em 150 ml de água a ferver. Deixar repousar por 10 a 15 minutos, deixar amornar e beber de 1 a 3 vezes ao dia, durante três meses.
Contraindicações: O funcho é contraindicado durante a gravidez, não deve ser consumido por pessoas com história de epilepsia e em crianças, a ingestão não deve ser feita por tempo prolongado.
Conservar em local seco.