Mudas de urtiga de 20 a 30cm. A urtiga é uma planta medicinal da espécie Urtica dioica, também conhecida como urtigão, ortiga ou urtiga-maior, rica em vitaminas A, C e K, polifenóis, flavonóides e minerais como cálcio, ferro e magnésio, com ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo muito utilizada como remédio caseiro para regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, além de auxiliar no tratamento da artrite e do reumatismo, por exemplo.
As partes normalmente utilizadas da urtiga são a folha, que pode ser usada na forma de chá e a raiz utilizada em forma de cápsulas.
Para que serve
A urtiga possui várias propriedades medicinais antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, diuréticas e anti-diabéticas, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, por conter na sua composição flavonóides, polifenóis, vitaminas A, C e K, ácido fólico, e minerais como cálcio, potássio, ferro e magnésio, por exemplo.
As principais indicações da urtiga são:
Artrite;Osteoartrite;Reumatismo;Pressão alta;Diabetes;Rinite;Tosse alérgica;Acne;Dermatite;Dor muscular;Inflamação nas gengivas;Anemia;Infecção urinária;Pedra nos rins.
Além disso, alguns estudos mostram que a raiz da urtiga pode ser usada para auxiliar no tratamento da próstata aumentada por reduzir a ação de enzimas responsáveis pela produção de testosterona, devido aos flavonóides na sua composição.
Como fazer o chá de urtiga
O chá de urtiga é simples e rápido de fazer e possui vários benefícios para a saúde.
Ingredientes
1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas secas de urtiga na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 2 xícaras por dia.
Possíveis efeitos colaterais, em grávidas pode provocar aborto.