O tamarilho, como vulgarmente é conhecido, teve origem na América do Sul, é também conhecido como tomate-de-árvore ou tomate-maracujá. Independentemente do nome que se dá a este fruto, é certo que a sua popularidade tem vindo a aumentar. Baixo em calorias e riquíssimo nutricionalmente, o tamarilho é rico em antioxidantes, sendo frequentemente recomendado em dietas de emagrecimento. São muito usados em saladas de frutas bem como para fazer compotas ou maravilhosas sobremesas.
Os tamarilhos, cujo nome científico é Solanum betaceum, consistem em pequenas árvores de fruto que não atingem mais de 5 metros de altura e que pertencem à família das solanáceas (tomateiros, batateiras, beringelas, physalis, entre outras). Somos detentores da variedade de fruto vermelho, uma das mais populares.
Esteticamente, frutos são parecidos com o tomate, caracterizando-se por terem forma oval e pontiaguda. O sabor dos tamarilhos também é marcante: agridoce. Pode consumi-los de diversas formas: em fresco, em sobremesas, sumos e compotas. Na ilha da Madeira, por exemplo, são utilizados na preparação da tão famosa bebida, a poncha.