Salva officinalis é uma pequena planta perene subarbustiva, com folhas acinzentadas, e flores azuis. Faz parte da família das mentas. É nativa da região Mediterrânica e cultivada como erva aromática e medicinal ou como planta ornamental.
Culinária
Como erva aromática, a salva tem um sabor ligeiramente apimentado. Na cozinha Ocidental é usada para dar sabor a carnes gordas (especialmente em marinada), queijos, e algumas bebidas. Nos Estados Unidos, Reino Unido e Flandres, a salva é usada com cebola, em recheios de porco ou aves e também em molhos. Na cozinha francesa, a salva é usada para cozinhar carne branca e em sopas de vegetais. Os alemães usam-na frequentemente em pratos de salsichas. É também de uso comum na cozinha italiana. Nos Balcãs e no Médio Oriente, é usada em assados de borrego.
Medicinal
O nome latino para acapeta salva, significa "curar". Apesar da eficácia da salva-comum ser discutível, tem sido recomendada ao longo do tempo para quase todas as enfermidades. Efeitos como anidrótico, antibiótico, antifúngico, adstringente, anti-espasmódico, estrogénico, hipoglicémico e tónico. Concluiu-se que a salva era eficaz no controle de alguns estados de doença de Alzheimer.
A Aromáticas de Palma não se responsabiliza por nenhum efeito adverso do uso da planta.
Deve sempre consultar um profissional antes de utilizar a planta para fins medicinais.