O Tradidanças é um festival de Tradições, Música, Dança e Natureza que une o património específico do território da serra da Arada (freguesias de Carvalhais e Candal, São Pedro do Sul), à riqueza da diversidade trazida de outros lugares.
A edição deste ano, para além de tasquinhas e restaurantes com produtos locais, contará com uma feira de artesãos com produtos vindos de toda a parte, e com uma secção dedicada aos construtores de instrumentos musicais.
E porque o nome do festival o indica, as tradições entram no recinto e têm direito a um laboratório vivo de interpretação por parte dos detentores dos saberes aos quais se juntam os participantes mais curiosos. Em 2018, no Tradidanças, artistas, participantes e comunidade local partilham e cruzam conhecimentos, numa sinergia que considera a participação ativa de todos os que nele se envolvem. Convidamo-lo a entrar nesta viagem!
Pela frescura da manhã a programação apresenta duas viagens à escolha: uma viagem de tradição e uma viagem de natureza. E se entre estas há um destino em comum (por lugares de interesse do território), no local cada grupo é conduzido por guias do património cultural ou do património natural (conforme escolha prévia do participante).
A música e as danças ligadas às tradições são transmitidas através de oficinas dinamizadas por profissionais, e o público torna-se um dos grandes protagonistas do evento, já que aprende nas oficinas de dança (que acontecem à tarde, nos palcos Arada, Reguengo e Carvalhais) para depois dançar nos bailes (pela noite dentro).
Também os concertos preenchem as noites no Palco Serra, complementando a oferta para aqueles que preferem assistir às atuações, e para os que gostam de animar as frentes de palco.
Para relaxar (ou para agitar ainda mais), os relaxamentos ou oficinas de desenvolvimento pessoal acontecem ao entardecer e desafiam cada participante a deixar-se conduzir a outros estados de consciência.
Por fim, e também fora do recinto, a igreja convida a um concerto por noite e a uma cerimónia religiosa, e o bonito carvalhedo transforma-se em sala de aulas de um instrumento musical, no período da tarde.
Em 2018, no Tradidanças, artistas, participantes e comunidade local partilham e cruzam conhecimentos, numa sinergia que considera a participação ativa de todos os que nele se envolvem. Convidamo-lo a entrar nesta viagem!