A Feira da Castanha - CASTMONTE, decorre em Carrazedo de Montenegro, todos os anos, no segundo fim-de-semana de Novembro, há mais de duas décadas.
Este evento, organizado pelas entidades locais, surgiu inicialmente para corresponder à procura de castanha da qualidade judia, por parte do consumidor, e traz anualmente a Carrazedo de Montenegro, milhares de pessoas.
Para isso, contribuem sobretudo, a exposição e venda dos produtos tradicionais do concelho, pela sua qualidade e autenticidade, nomeadamente: o mel, o vinho, o azeite, os produtos de fumeiro da região, o Folar de Valpaços IGP, as compotas e os frutos secos, tais como, as nozes, as amêndoas, os figos secos e, por último, a rainha deste certame, que é sem dúvida, a globalmente reconhecida Castanha de Carrazedo - DOP Castanha da Padrela.
A Castanha de Carrazedo de Montenegro, é um produto de Denominação de Origem Protegida, (DOP) pelas suas características inigualáveis e impossíveis de encontrar em qualquer outra parte do mundo. Graças às condições climáticas, específicas desta zona, a Castanha de Padrela, tem na sua cor reluzente e no seu tamanho, vantagens inigualáveis, sendo a sua produção anual, que ronda as 12 mil toneladas, totalmente escoada sem qualquer dificuldade, nomedamente porque em Carrazedo de Montenegro existe um dos maiores centros de exportação de castanha do país. Na Serra da Pradela, a variedade de castanha predominante é a judia mas, existem também as variedades cota, lada e longal.
Assim, a Vila de Carrazedo de Montenegro é também, muitas vezes, denominada Capital da Castanha, porque é nesta Vila, do concelho de Valpaços, mais precisamente na Serra da Padrela, que se situa a maior mancha de castanha judia da Europa, sendo paralelamente um dos principais centros de produção de castanha de Portugal e onde se pode encontrar a maior mancha contínua de Soutos de toda a Península-Ibérica.
Nesta Feira, vai poder comprar diretamente aos produtores agrícolas da região de Valpaços, a preços muito convidativos, uma grande diversidade de produtos agrícolas e, também descobrir inúmeros sabores, muitos deles inusitados, que são o resultado da transformação da castanha e outros frutos secos, em pão, farinha, produtos de pastelaria, pasta para barrar o pão,, licores, compotas, bolos e muitos outros produtos autênticos, feitos com o que de melhor se produz, nesta região. E, para culminar em Beleza, não deixe de provar o bolo gigante de castanha, que é partilhado com o público no último dia deste evento.