A ribeira de Corona que passa na vila de Abela tem aliada a si uma lenda, em que os populares da altura diziam ter visto aparecer uma imagem de beleza inabalável, que fazia lembrar a Nossa Senhora. Os habitantes da povoação, na sua fé pela aparição, ergueram uma igreja no local que mais tarde foi destruída, sendo hoje as instalações da Junta de Freguesia.
Desde a altura da aparição que se faz uma procissão de velas em homenagem a Nossa Senhora de Abela, para os mais devotos, e alguns curiosos, celebrarem esta tradição de devoção a nossa senhora. Do largo principal da freguesia avista-se a Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição A Bela.
Em 1758, Abela, possuía uma igreja com cinco altares, com três irmandades confirmadas; Nossa Sr.ª da Abela, Nossa Sr.ª do Rosário e Nossa Sr.ª das Almas. A antiga igreja estava constantemente sujeita às cheias da ribeira, chamada pelo pároco 'da Abella', que muitas vezes a inundavam e arruinavam. Havendo necessidade de solucionar esta situação, a nova Igreja foi construída 1901 numa localização mais elevada e de forma a observar a sede de concelho.
Abela localiza-se a 13 km da sede de concelho, Santiago do Cacém, está limitada pelas freguesias de S. Domingos, S. Bartolomeu e Ermidas- Sado. A freguesia tem cerca de 890 habitantes (Resultados Provisórios Censos 2011) numa extensão de 137,7 km2.
# festividadesreligiosas, #Igrejas, #capelas e #ermidas
fontes:
www.setubalnarede.pt
https://www.facebook.com/ruimatos7540/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abela
Clique no mapa