Anualmente, no segundo domingo de Outubro decorre uma Feira Franca pelas ruas de Abela. A Feira Franca de Abela é, acrtualmente uma festa, porque para além da feira franca, decorrem outros eventos, que animam a Aldeia durante todo o fim-de-semana: garraiada, apanha do porco, exposições, mostra de produtos tradicionais e na noite de sábado a chocalhada.
Abela é uma pérola, no meio de Santiago do Cacém, uma terra onde tudo é ainda à escala humana. A Feira Franca de Abela, já não é o que era, porque os alentejanos do interior, migraram para o litoral, mas Abela honra a memória da sua outrora majestosa Feira Franca e não deixa de a festejar, nem de feirar, uma vez por ano, no segundo fim-de-semama de Outubro.
Na noite de sábado a aldeia reune-se, numa marcha lenta e compassada, quebrando o silêncio da Aldeia, com chocalhos, guizos, esquilas e cascavéis, que percorrem as ruas e fazem uma CHOCALHADA, porque desde tempos imemoriais que o som dos chocalhos faz parte integrante da musicalidade da paisagem alentejana.
A Chocalhada pretende recriar o som da chegada, as estas paragens, nas vésperas da Feira de Abela, das manadas e rebanhos àquela que era, à época, a maior feira do Alentejo - a feira de Abela. E estas sonoridades da terra, estão ainda presentes na memória de muitos Alentejanos.
fontes:
www.setubalnarede.pt
https://www.facebook.com/ruimatos7540/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abela