A Feira Nacional do Cavalo, também conhecida como Feira Internacional do Cavalo Lusitano, ou ainda como Feira de S. Martinho, é a maior feira anual da Vila da Golegã e acolhe, durante 11 dias, meio milhão de visitantes. Um número impressionante para uma vila de pouco mais de 4000 habitantes.
No programa da feira, destacam-se os eventos equestres e tauromáquicos, sendo que o último dia da Feira do Cavalo da Golegã, coincide com o dia de São Martinho, em que habitualmente se realiza um cortejo e a bênção dos Romeiros, com a participação de centenas de cavaleiros.
Diz-se que a Golegã é a Capital do Cavalo, e para disputar o título, durante estes 11 dias, a Golegã presenteia-nos com alguns dos mais belos espectáculos, dedicados à arte equestre: Jogos Equestres, Ralies, Raids, Campeonatos, Maratona de Carruagens, Exibições, são alguns dos espectáculos que na Golegã se realizam, dedicados ao cavalo.
De grande importância económica para a Golegã, esta feira assume-se como o principal interposto comercial de cavalos e dos produtos a eles associados. Aqui se apresentam os melhores criadores de cavalos nacionais, e se transasionam os melhores puro-sangue, criados no País, que são vendidos para vários pontos do globo.
E, como esta feira, tem como percursora, até 1972 , a Feira de S. Martinho, nunca faltam, as deliciosas castanhas com água-pé!