Trata-se de uma feira de velharias, antiguidades, artesanato e produtos regionais, vocacionada para a venda e troca deste tipo de produtos, e teve início em junho de 2022, com o intuito de animar o Jardim da Casa Manuel de Arriaga e proporcionar a particulares e associações locais a oportunidade de vender ou trocar os seus produtos. Este evento, decorre mensalmente, num espaço único e bem cuidado, com um ambiente agradável, que habitualmente reúne mais de duas dezenas de bancas.
Por norma realiza-se no jardim, mas por solicitação do público e dos próprios expositores, passou a realizar-se, durante os meses de inverno, no interior da Casa Manuel de Arriaga, também conhecida como Casa das Florinhas, uma das antigas designações deste imóvel. - edifício que lhe dá o nome e acolhe, mensalmente, mais de duas dezenas de bancas.
Produtos artesanais, peças tricotadas e costuradas pelos próprios vendedores, pinturas, esculturas, antiguidades, livros usados, roupas e adereços em segunda mão, utensílios de uso doméstico constituem alguns dos exemplos dos artigos que aqui se podem encontrar. Pode inscrever-se para participar até próximo da data de realização de cada evento, através dos contactos de email e telefone aqui indicados.
A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Horta (MH) é a entidade promotora desta Feira de velharias e artigos regionais.
Aproveite também para visitar o museu, onde poderá ficar a conhecer um pouco da História da Primeira República, e da vida de Manuel de Arriaga, que aqui residiu e foi o 1º Presidente da República Portuguesa, eleito a 24 de Agosto de 1911.