O Mercado Semanal de Trancoso é o maior e mais concorrido mercado da região das beiras. Já no século XVI, no “Auto de Mofina Mendes”, de Gil Vicente, a protagonista usa uma expressão reveladora: “Vou-me à feira de Trancoso”. Vem de longe a tradição da feira em Trancoso.
É um mercado típico onde se vende de tudo um pouco: animais, produtos agrícolas, quinquilharias, tapeçarias, tecidos e lanifícios, roupas, calçado, carne e enchidos, peixe, queijo, pão, doces, farturas, bebidas, louças, latoaria, ferragens, mobília e objectos em madeira e verga.
Estimam-se em cerca de três centenas o número de feirantes que habitualmente frequentam a Feira/Mercado Semanal de Trancoso.
O Mercado Semanal de Trancoso, funcionava, tradicionalmente, como o grande abastecedor da região do norte do distrito da Guarda e sobretudo do Nordeste da Beira, sendo na actualidade, também um excelente ponto de encontro e de dinamização do comércio de pequenos produtores e da gastronomia da região.
Este mercado semanal, funciona em condições excelentes, num espaço privilegiado,muito próximo do centro histórico da cidade- que por si só, vale bem uma visita - e é sem dúvida, um património económico e social a preservar.
Para já não falar da importância deste mercado, como um importante ponto abastecedor semanal, de produtos alimentares, fruta e legumes frescos, para quem prefere comprar os produtos locais.