A Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau levam ao Jardim Oudinot, anualmente, durante cinco dias, mais uma edição do Festival do Bacalhau, um dos maiores festivais gastronómicos do país, com as atenções centradas no “rei” e “fiel amigo”, onde o bacalhau, é celebrado com a dedicação e o saber culinário das associações locais.
O nome deste festival não diz tudo! O Festival do Bacalhau de Ílhavo é, sobretudo um excelente espaço de diversão e saudável revivalismo, com alguns eventos a recriar os tempos dos nossos avós! De manhã à noite, há showcooking, degustações, concursos, oficinas, artesanato, atividades desportivas, concertos, circo e teatro de rua, etc...
Há diversões para agradar a toda a família, sempre com o septuagenário “Santo André” disponível para contar as suas histórias e levar-nos ao passado da pesca do bacalhau. Este evento, que recebe dezenas de milhares de pessoas, contribui de forma muito significativa para a valorização e divulgação dos valores do município e da região, importante para a dinamização da economia local e para o apoio ao tecido associativo, parceiros essenciais desta iniciativa.
O ponto alto do festival é, a já célebre, Corrida Mais Louca da Ria - uma corrida de barcos, que é uma alegre confusão de embarcações improvisadas, com muitos encontrões e algumas quedas à água pelo caminho! Porque é, isso mesmo, uma corrida louca, em que todos, os que se atrevem, podem participar!
Menos atribulada, mas também muito concorrida é a tradicional Volta ao Cais em Pasteleira - um desfile de pasteleiras antigas, conduzidas por participantes vestidos de forma tradicional, cada um deles transportando uma cesta de verga, com o lanche, que é partilhado no final do percurso no convívio coletivo, no Jardim Oudinot, onde se estende uma manta de retalhos tradicional, que é, também ela uma verdadeira atração!
Para os mais pequenos, estão espalhados pelo jardim, muitos jogos tradicionais e quebra-cabeças, todos construídos em madeira. Escusado será dizer, que estes jogos atraem também muitos adultos! A entrada no festival é totalmente gratuita. Em Agosto, já sabe, venha viver o maior festival de bacalhau do país e petiscar umas belas caras de bacalhau, seguidas de pataniscas!