Um festival imperdível para os amantes de pão! O Festival do Pão é um evento que promove a cultura e história locais, de forma a mostrar aos albergarienses e aos visitantes, alguns dos traços característicos da região.
A tradição do fabrico de pão em Albergaria-a-Velha é centenária e é, ainda hoje, uma área de grande expressão no concelho. Não existindo na região somente o pão tradicional, tendo a produção e o seu progresso estado sempre presentes no quotidiano da população, fazer deste local a capital do Pão do nosso país revelou-se uma escolha natural e fundamentada – quer pelos séculos de História, quer pelas centenas de moinhos por este concelho espalhados.
A existência da Rota dos Moinhos serve como o complemento cultural perfeito e convida à reflexão do papel histórico desta indústria. A localização do concelho demonstra-se uma mais-valia no objetivo de juntar, num mesmo local, os vários pães existentes do Norte ao Sul e nos arquipélagos. No centro do território continental do país, Albergaria-a-Velha é um destino central e privilegiado. O sucesso e a qualidade da edição inaugural garantiram que o certame voltaria a erguer-se nos anos seguintes. Em 2019, será já o seu sexto aniversário.
Este é um festival recente, mas que tem vindo a ganhar visibilidade nacional, devido à sua originalidade e qualidade dos produtores selecionados, tendo em 2019, contado com Diveras áreas de animação, nomeadamente, Showcooking; Ponto de Bebidas, espetáculos; montras de produtores e expositores de pão e produtos relacionados e ainda espaços de degustação e de restauração.
Os interessados em participar no Festival do Pão estão sujeitos a uma candidatura que é disponibilizada online no site oficial e que decorre, entre março e abril. No site oficial encontra também em como expositor no festival do pão consulte a informação no site oficial. O festival aceita, a participação de Podutores de pão - O pão é o único ou o principal produto comercializado nestes expositores.; Produtores de Produtos alimentícios complementares ao pão, que não requerem confeção no local, como queijos, mel, compotas, entre outros. e ainda de espaços de restauração, dedicados à confeção e consumo de refeições no recinto.